Quinta, 25 de Junho de 2026
11°C 23°C
Franca, SP
Publicidade

“Feliz és tu se temes o Senhor!” (Sl 127,1)

Reflexão aborda o sentido da família no projeto de Deus e recorda práticas de fé vividas ao longo do Ano Jubilar

27/12/2025 às 08h00
Por: Redação
Compartilhe:
“Feliz és tu se temes o Senhor!” (Sl 127,1)

Celebramos a festa da Sagrada Família de Jesus, Maria e José. Contemplamos José e Maria acolhendo o Menino Jesus no aconchego de um lar, correspondendo na fé, na esperança e no amor à vontade de Deus sobre a família.

Os pais são colaboradores de Deus: honrar, obedecer, respeitar e amparar pai e mãe é abrir-se às suas bênçãos (cf. Eclo 3,3-7.14-17).

Somos amados por Deus, eleitos e queridos por ele. Como resposta ao seu amor, devemos praticar a misericórdia, a bondade, a humildade, a mansidão, a paciência e o perdão. Essas virtudes e sentimentos descritos pelo apóstolo Paulo reforçam e enfeitam a vida comunitária e familiar. O amor é o vínculo da perfeição, o centro de tudo, pois vem de Deus. O amor é a única realidade que faz nascer e manter viva uma família, ocupa o centro do matrimônio e da vida familiar (cf. Cl 3,12-21).

A família está no projeto de Deus, é um tesouro, a maior empresa que um homem e uma mulher constroem e possuem. É um bem para o próprio casal, pois está ordenada à realização dos esposos: é um bem para os filhos, lugar da geração da vida, da educação e da formação para os valores; é um bem para a Igreja, na medida em que os pais educam os seus filhos na fé e nos valores cristãos; um bem para a sociedade, capital humano e social primário do qual o mundo necessita, escola de humanização e civismo.

Encerramos o Ano Jubilar.
Rendemos graças a Deus pelas atividades que ajudaram a reanimar a nossa esperança e a fazer o exercício da misericórdia: as celebrações dos sacramentos da Eucaristia e da Penitência e Reconciliação, as peregrinações, as visitas, a oração pessoal e comunitária, as obras de misericórdia. 

Que a Sagrada Família, que também enfrentou os dilemas humanos, as dificuldades e vicissitudes da vida familiar, ilumine e abençoe as nossas famílias. 

"Ampara os teus pais na velhice" (cf. Eclo 3,14).

Dom Paulo Roberto Beloto
Bispo de Franca

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Dom Paulo Roberto Beloto
Sobre o blog/coluna
Dom Paulo Roberto Beloto - Bispo da diocese de Franca
Ver notícias
Franca, SP
12°
Tempo nublado

Mín. 11° Máx. 23°

12° Sensação
1.94km/h Vento
94% Umidade
100% (10.66mm) Chance de chuva
06h45 Nascer do sol
05h38 Pôr do sol
Sex 21° 15°
Sáb 25° 14°
Dom 25° 15°
Seg 25° 13°
Ter 26° 14°
Atualizado às 07h01
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,19 -0,02%
Euro
R$ 5,89 -0,01%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 335,130,10 +0,25%
Ibovespa
172,749,73 pts 1.32%