
Após 15 anos de espera e um longo período de abandono, a escola do bairro Alto da Boa Vista, em Restinga, finalmente caminha para a conclusão. A obra, iniciada em 2010 e paralisada dois anos depois, foi retomada em setembro deste ano e deve ser entregue à população em março de 2026.
O prédio havia sido abandonado após a desistência da construtora responsável, e a segunda colocada na licitação não quis assumir o contrato. Com isso, a Prefeitura devolveu a gestão da obra ao Governo do Estado, mesmo após um investimento de 1,3 milhão de reais já ter sido aplicado. Durante esse período, estudantes precisaram se deslocar para outros bairros para frequentar as aulas.
Sensibilizada com a situação, a deputada estadual Delegada Graciela iniciou uma série de cobranças junto à Secretaria de Educação para que a construção fosse retomada. Em 18 de dezembro do ano passado, a parlamentar levou o prefeito de Restinga, Felipe Talvani, o vice-prefeito Julimar e vereadores para uma reunião com o presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), Fabrício Ferreira, em busca de uma solução.
A articulação resultou na abertura de uma nova licitação, publicada em março deste ano, no valor de 3 milhões de reais, permitindo a retomada das obras.
Na tarde da última sexta-feira, dia 31, a deputada voltou ao canteiro de obras acompanhada do prefeito, do vice e de vereadores, e constatou o avanço da construção. O prédio, que antes estava com telhado danificado e vidros quebrados, já passa por melhorias significativas — o contrapiso foi concluído e os reparos estruturais estão em andamento.
“As obras estão a todo vapor. Provavelmente, até março do ano que vem, será entregue”, afirmou o prefeito Felipe Talvani. O vice-prefeito Julimar destacou o papel da parlamentar na mobilização: “Se não fosse a deputada, vocês podem ter certeza, a escola continuaria abandonada”.
A deputada Delegada Graciela ressaltou a importância da parceria entre as esferas estadual e municipal.
“A união de esforços foi essencial para que pudéssemos atender a esta antiga reivindicação dos moradores do bairro. Era uma tristeza ver a obra inacabada. Agradeço ao governador Tarcísio de Freitas e ao secretário de Educação, Renato Feder, por atenderem ao nosso pedido. Os transtornos estão próximos do fim”, concluiu.
#vinosite #portalvinosite #noticiasdefrancaeregiao
Mín. 19° Máx. 29°