Quarta, 24 de Junho de 2026
11°C 18°C
Franca, SP
Publicidade

Cinema e Cidadania III realiza oficinas em oito cidades

Cinema e Cidadania III encerra ciclo com mais de 15 mil participantes em oito cidades paulistas.

10/03/2026 às 12h35
Por: Redação Fonte: Agência Dino
Compartilhe:
Michelli Lucas
Michelli Lucas

O Projeto Cinema e Cidadania III encerra atividades em 2025 com mais de 15 mil participantes, entre crianças, adolescentes e educadores, em oito cidades do Estado de São Paulo. A iniciativa promove atividades de arte, educação e conscientização ambiental por meio de oficinas de cinema e sessões interativas em estrutura inflável itinerante.

Os municípios de São Paulo, Campinas, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Descalvado, Valinhos, Sumaré e Barueri receberam as atividades voltadas à formação cultural e cidadão, com temas relacionados a cidadania, sustentabilidade, preservação da água, alimentação saudável, reciclagem e segurança no trânsito.

Cinema e Cidadania III reúne oficinas, destinadas a alunos de 6 a 14 anos, com noções básicas de filmagem, roteiro e edição. As atividades resultam na produção de curtas-metragens exibidos durante sessões abertas ao público. As exibições ocorrem em uma estrutura inflável com aproximadamente 15 metros de comprimento e quatro metros de altura, equipada com telão, sistema de som e ambientação preparada para proporcionar experiência lúdica e imersiva. Ao final das sessões, os participantes recebem livretos informativos que ampliam o alcance pedagógico das atividades.

O projeto é viabilizado por meio do ProAC – Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo, com patrocínio da Leo Madeiras e da Royal Canin. A realização é do Instituto Eco Ambiental e Social, com apoio da Inova Esporte e Cultura.

Para Patrícia Henrique, presidente do Instituto Eco Ambiental e Social, a iniciativa reforça o papel da arte na formação de cidadãos conscientes. "Proporcionar aos jovens a oportunidade de se expressarem artisticamente é fundamental para estimular o pensamento crítico e promover a conscientização", afirma.

Segundo ela, a participação nas atividades de produção audiovisual contribui para que os estudantes compartilhem conhecimentos em seus ambientes sociais. "Acreditamos que essa experiência contribui diretamente para a formação de cidadãos mais engajados e preparados para o futuro", acrescenta.

Mais informações sobre o Instituto podem ser acessadas no site: https://cinemaecidadania3.institutoeco.com.br/Sobre o Instituto Eco Ambiental e Social - IEAS

O Instituto Eco Ambiental e Social (IEAS) é uma organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) sem fins lucrativos que tem como foco a preservação e a conservação do meio ambiente e promoção do desenvolvimento sustentável. Mais informações podem ser acessadas no site: www.institutoeco.com.br.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Franca, SP
11°
Tempo nublado

Mín. 11° Máx. 18°

11° Sensação
0.78km/h Vento
97% Umidade
100% (1.81mm) Chance de chuva
06h45 Nascer do sol
05h38 Pôr do sol
Qui 19° 12°
Sex 23° 14°
Sáb 25° 14°
Dom 25° 15°
Seg 25° 14°
Atualizado às 19h01
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,19 -0,11%
Euro
R$ 5,89 -0,09%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 334,136,55 +0,04%
Ibovespa
170,506,66 pts -0.44%