Quinta, 25 de Junho de 2026
11°C 23°C
Franca, SP
Publicidade

O Senhor é nossa luz e salvação!

Reflexão de Dom Paulo Roberto aborda passagens bíblicas sobre luz, salvação e compromisso cristão na vivência cotidiana da fé

03/01/2026 às 08h00
Por: Redação
Compartilhe:
O Senhor é nossa luz e salvação!

Acolhemos Jesus, o Filho Unigênito do Pai, "o sol nascente que veio para iluminar os que estão nas trevas e na sombra da morte, e para guiar nossos passos no caminho da paz" (Lc 1,78.79).

"Levanta-te, acende as luzes, Jerusalém, porque chegou a tua luz, apareceu sobre ti a glória do Senhor...Os povos caminham à tua luz e os reis ao clarão de tua aurora" (Is 60,1.3). 

Em Jesus "não há trevas"(1 Jo 1,5), Ele é a luz do mundo que ilumina a vida dos seres humanos. É luz enquanto comunica a vida de Deus, o amor, a verdade e a salvação. 

No Batismo recebemos a iluminação e participamos da luz que é Cristo. Somos "filhos da luz e filhos do dia. Não somos da noite nem das trevas" (1 Ts 5,5). Somos portadores da luz de Jesus, da sua sabedoria, da verdade e da vida. A nossa missão, através das boas obras, é fazer transparecer a presença luminosa de Cristo, em nossas ações. 

"Outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor. Procedei como filhos da luz. E o fruto da luz é toda espécie de bondade, de justiça e de verdade" (Ef 5,8-9).

Acolher Jesus como luz, é fazer o caminho dos magos do Oriente: deixando comodidades, superando distâncias, vencendo com fé e esperança os obstáculos e dificuldades que se apresentam, tendo clareza e discernimento seguro na direção, sendo atraídos e cativados por sua estrela e colocando-nos a caminho (cf. Mt 2,1-12).

Quando encontramos Jesus, reconhecemos nele a Deus, como único Senhor e Salvador, o sentido de nossa existência, oferecemos a Ele nossas homenagens, nosso amor e serviço. Quem encontrou Jesus, refaz a vida, tem atitudes novas, deixa-se guiar pelo Espírito. 

"As nações de toda a terra hão de adorar-vos, ó Senhor!"

Minhas orações.

Dom Paulo Roberto Beloto
Bispo de Franca

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Dom Paulo Roberto Beloto
Sobre o blog/coluna
Dom Paulo Roberto Beloto - Bispo da diocese de Franca
Ver notícias
Franca, SP
11°
Tempo nublado

Mín. 11° Máx. 23°

11° Sensação
1.42km/h Vento
96% Umidade
100% (10.66mm) Chance de chuva
06h45 Nascer do sol
05h38 Pôr do sol
Sex 21° 15°
Sáb 25° 14°
Dom 25° 15°
Seg 25° 13°
Ter 26° 14°
Atualizado às 04h01
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,19 -0,11%
Euro
R$ 5,89 -0,09%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 338,930,13 +1,48%
Ibovespa
170,506,66 pts -0.44%