A Prefeitura de Franca, por meio do Núcleo Reconhecer, anunciou a ampliação no número de atendimentos mensais às vítimas de violência, passando de 100 para 150 vagas. A medida reforça o compromisso da administração municipal com o acolhimento, orientação e proteção de pessoas que sofrem violência doméstica, de gênero ou racial.
Criado em agosto de 2022, o núcleo já realizou mais de 7 mil atendimentos. Idealizado pela primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cynthia Milhim Ferreira, o espaço inicialmente focava no apoio a mulheres em situação de violência, mas expandiu sua atuação para outros públicos vulneráveis.
“Este é o dever do poder público: cuidar de quem realmente precisa. O atendimento aqui é extraordinário, e estamos felizes com os resultados. Infelizmente, a violência ainda existe, e é por isso que ampliamos nossa capacidade de acolhimento com um serviço digno e humanizado”, afirmou Cynthia.
Durante visita à unidade, o prefeito Alexandre Ferreira destacou que o aumento no número de vagas reflete o crescimento de casos na cidade. “Estamos investindo mais recursos para oferecer um atendimento próximo e acolhedor. Queremos transformar a vida dessas pessoas e coibir a violência, que não faz parte da essência humana”, declarou.
Segundo a coordenadora Marina Borges de Araújo, o Núcleo Reconhecer conta com uma equipe de assistentes sociais, psicólogos e advogados, que oferecem suporte jurídico, auxílio no registro de boletins de ocorrência, encaminhamentos à Defensoria Pública e acompanhamento psicossocial.
Apesar de atender diferentes tipos de violência, a maior demanda ainda é por casos de violência doméstica. “É um serviço que não deveria existir. O ideal seria não haver violência, mas enquanto ela persistir, seguiremos lutando para reduzir esses casos”, disse Marina.
O Núcleo Reconhecer funciona em parceria com a PRORREAVI (Projeto Restauração de Vidas), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua General Telles, 642, na Estação.
“O trabalho aqui é de excelência. Apesar da triste realidade que motiva a demanda, estamos orgulhosos do impacto positivo na vida das vítimas”, finalizou o prefeito.
#Acolhimento #CombateÀViolência #NúcleoReconhecer #Franca #DireitosHumanos #vinosite #portalvinosite #noticiasdefrancaeregiao
Mín. 15° Máx. 21°