Domingo, 13 de Julho de 2025
15°C 21°C
Franca, SP
Publicidade

Cinco equipes do Sesi-SP vão representar o Brasil no maior campeonato de robótica e inteligência artificial do mundo

Estudantes disputam três categorias da RoboCup 2025, que reunirá representantes de 40 países em Salvador, na Bahia

21/06/2025 às 09h03
Por: Redação
Compartilhe:
Cinco equipes do Sesi-SP vão representar o Brasil no maior campeonato de robótica e inteligência artificial do mundo

Cinco equipes de estudantes do Sesi-SP vão representar o Brasil na RoboCup 2025, maior campeonato mundial de robótica e inteligência artificial, que será realizado entre os dias 15 e 21 de julho, no Centro de Convenções de Salvador, na Bahia. Esta é a segunda vez que o país sedia o evento, a primeira foi em 2014.

O torneio reunirá pesquisadores, professores e estudantes de 40 países para uma maratona de competições e desafios tecnológicos que simulam situações do mundo real.

Na categoria da RoboCup Junior, voltada para estudantes do ensino médio, o Sesi-SP terá representantes em três ligas distintas, que avaliam diferentes habilidades e soluções tecnológicas:

  • OnStage (Robótica Artística): os alunos unem tecnologia e performance em apresentações criativas com robôs. As equipes desenvolvem coreografias, cenários e enredos, utilizando programação e engenharia para dar vida a performances interativas e surpreendentes. Representam o Sesi-SP nesta liga as equipes Hortobots, de Hortolândia, e Pardobots, de Santa Cruz do Rio Pardo.

 


Equipes Hortobots (esq.) e Pardobots (dir.)

 

  • Rescue Maze (Resgate em Labirinto): o desafio consiste em projetar e programar robôs autônomos capazes de explorar um labirinto desconhecido, localizar vítimas simuladas e entregar kits de resgate. O percurso só é revelado no dia da competição, exigindo alto grau de adaptabilidade, estratégia e autonomia dos robôs. As equipes Apex, de Araras, e FranRobots, de Franca, serão as representantes do Sesi-SP nessa disputa.

 


Equipes Apex (esq.) e Franrobots (dir.)

 

  • Soccer Lightweight (Futebol de Robôs): uma competição de futebol em que equipes de até quatro alunos constroem e programam robôs autônomos com até 1,4 kg. Os robôs jogam em campo reduzido, com uma bola que emite sinal infravermelho para localização, exigindo dos times estratégias de jogo, visão computacional e inteligência artificial. O Sesi-SP será representado pela equipe Biotech, de Barra Bonita.

 


Equipes Biotech

 

Durante as disputas, os alunos vão colocar à prova conhecimentos em programação, engenharia, eletrônica e design de soluções autônomas, além de habilidades como criatividade, trabalho em equipe e pensamento crítico.

Para a coordenadora técnica educacional do Sesi-SP, Daniele Ortiz, a participação em um evento de alcance global como a RoboCup representa uma oportunidade única de aplicar os conhecimentos promovendo o desenvolvimento de habilidades técnicas e socioemocionais.

Durante a competição, os estudantes enfrentam desafios que exigem criatividade, inovação e capacidade de resolver problemas complexos. Além disso, ao competir com equipes internacionais, eles ampliam a visão de mundo e se preparam para atuar em um mercado globalizado e cada vez mais tecnológico”, destaca. 

A Robótica Educacional faz parte da grade do Sesi-SP desde 2009 e integra a abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), que prepara os alunos para os desafios do século XXI.

A vivência com pesquisa, prototipação e programação desenvolve competências como criatividade, resiliência e comunicação eficaz. Essa formação contribui diretamente para o sucesso acadêmico e profissional dos estudantes, incentivando o interesse por áreas como inteligência artificial, desenvolvimento de aplicativos e soluções tecnológicas aplicadas”, explica Daniele.

Para a analista técnica educacional do Sesi-SP, Fernanda Mizuguchi Leite, as expectativas para a competição são muito positivas.

A RoboCup será uma oportunidade para que os estudantes ampliem seus aprendizados, troquem experiências com equipes de diferentes culturas e reforcem o protagonismo juvenil. Ver cinco equipes do Sesi-SP classificadas para um torneio internacional é motivo de orgulho e reconhecimento de um trabalho pedagógico inovador e de qualidade”, afirma.

Ao todo, a RoboCup Junior 2025 terá a participação de 178 equipes do ensino médio de diferentes partes do mundo, promovendo uma troca global de conhecimentos e experiências em ciência e tecnologia.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários