A CPFL Paulista, em parceria com a Polícia Civil, realizou nesta terça-feira (17) uma operação de fiscalização em estabelecimentos comerciais de Franca para combater fraudes e furtos de energia. Durante a ação, 22 locais – incluindo bares, adegas, lojas e postos de serviço – foram inspecionados, resultando na identificação de 13 irregularidades.
As equipes da distribuidora regularizaram as medições e calcularão o montante de energia desviada. Os valores serão cobrados dos responsáveis, que também poderão responder criminalmente. Sete proprietários foram conduzidos à delegacia para prestar esclarecimentos.
A CPFL tem investido em inteligência artificial e medidores blindados para identificar fraudes com maior precisão. Somente em 2025, a empresa recuperou 87.553.000 kWh de energia em sua área de concessão – volume capaz de abastecer 35 mil residências com quatro moradores por um ano.
Além de causar prejuízos financeiros, as ligações clandestinas sobrecarregam a rede elétrica, aumentando o risco de interrupções no fornecimento e colocando vidas em perigo.
Fraudar ou furtar energia é crime previsto no Código Penal, com pena de 1 a 4 anos de detenção. Os responsáveis ainda terão que arcar com o valor da energia desviada, acrescido de multa. Essas perdas também impactam todos os consumidores, já que a ANEEL repassa parte dos prejuízos para as tarifas.
A CPFL incentiva denúncias anônimas pelo aplicativo "CPFL Energia" ou no site www.cpfl.com.br/fraude.
Presente há 112 anos no setor elétrico, a CPFL é a maior distribuidora de energia do Brasil, atendendo 10,4 milhões de clientes em 687 cidades. O grupo também atua em geração, transmissão e soluções energéticas sustentáveis, sendo parte da chinesa State Grid, a maior empresa de energia do mundo.
#CombateÀFraude #EnergiaSegura #CPFLPaulista #Franca #SegurançaPública #vinosite #portalvinosite #noticiasdefrancaeregiao
Mín. 15° Máx. 21°