Quinta, 25 de Junho de 2026
11°C 23°C
Franca, SP
Publicidade

“Ele é o primogênito de toda a criação” (Cl 1,15)

Solenidade de Cristo Rei encerra Ano Litúrgico com mensagem de fé, missão e esperança cristã

23/11/2025 às 12h10
Por: Redação
Compartilhe:
“Ele é o primogênito de toda a criação” (Cl 1,15)

Encerramos o Ano Litúrgico, professando a nossa fé em  Nosso Senhor Jesus Cristo como Rei do Universo, festa solene estabelecida pelo Papa Pio XI, em 1925. A intenção é a proclamação do senhorio de Jesus, vencedor do pecado e da morte, em todas as realidades terrestres. O caminho da sua realeza foi o amor: "Tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim" (Jo 13,1), cumprindo a vontade do Pai. Ele assumiu a sua missão até às últimas consequências, entregando a sua vida, aceitando o cálice da paixão, carregando as nossas dores, oferecendo-nos "a redenção, o perdão dos pecados" (Cl 1,14). Jesus é a plenitude do humano e do divino, é a salvação e a reconciliação de toda a vida, o modelo da criação,  a cabeça de tudo, a suprema sabedoria. 

O Pai aceitou o sacrifício do Filho e o coroou com a sua ressurreição. Ele o ressuscitou dos mortos, como primicias dos que morreram (cf. 1 Cor 15,20). Jesus foi para o Pai, está sentado à sua direita. Agora é o Senhor, o nosso Sacerdote, o "único mediador entre Deus e os homens" (1 Tm 2,5).

Só em Jesus encontramos o sentido da vida. "Em nenhum outro há salvação, pois não existe debaixo do céu outro nome dado à humanidade pelo qual devamos ser salvos" (At 4,13). Ninguém vai a Deus senão por Jesus (cf. Jo 14,6).

A fé é um encontro de amor com Deus, revelado na pessoa de Jesus Cristo, que nos santifica e dá sentido à nossa existência, gera conversão, discipulado, comunhão e missão. 

O nosso encontro com Jesus Cristo acontece na fé proclamada, recebida, celebrada e vivida na Igreja;  nas Sagradas Escrituras, na Sagrada Liturgia, na oração pessoal e comunitária, na piedade popular, nos irmãos e irmãs, nos pobres e naqueles que sofrem. Unidos a Jesus, nosso Rei, teremos a felicidade, continuamos a sua missão de reprovar o pecado e anunciar o "Reino da verdade e da vida, Reino da santidade e da graça, Reino da justiça, do amor e da paz" (Prefácio de Cristo Rei)."Que alegria, quando ouvi que me disseram: 'Vamos à casa do Senhor!" (Sl 121, 1).

Dom Paulo Robertoi Beloto
Bispo de Franca

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Dom Paulo Roberto Beloto
Sobre o blog/coluna
Dom Paulo Roberto Beloto - Bispo da diocese de Franca
Ver notícias
Franca, SP
18°
Tempo nublado

Mín. 11° Máx. 23°

18° Sensação
1.66km/h Vento
79% Umidade
100% (10.66mm) Chance de chuva
06h45 Nascer do sol
05h38 Pôr do sol
Sex 21° 15°
Sáb 25° 14°
Dom 25° 15°
Seg 25° 13°
Ter 26° 14°
Atualizado às 10h01
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,19 -0,01%
Euro
R$ 5,90 +0,11%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 324,100,31 -3,06%
Ibovespa
172,660,94 pts 1.26%