Quinta, 25 de Junho de 2026
11°C 23°C
Franca, SP
Publicidade

É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida!“ (Lc 21,19)

Em mensagem pastoral, bispo destaca ensinamentos de Jesus sobre esperança, discernimento e perseverança frente às crises e incertezas da humanidade

15/11/2025 às 12h48
Por: Redação
Compartilhe:
É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida!“ (Lc 21,19)

Lucas 21,5-19 narra uma catequese de Jesus sobre o "fim dos tempos", descreve a destruição do Templo de Jerusalém e outros sinais. O Senhor orienta e ajuda os discípulos a discernir sobre o reto comportamento diante de uma difícil realidade, pede atenção aos falsos profetas, serenidade e firmeza em meio às catástrofes, perseguições, crises e dúvidas: "É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida" (Lc 21,19). Ele é o Senhor que liberta, pois revela a verdade sobre Deus e a humanidade. No meio de tantos acontecimentos, só há uma fonte de salvação: a esperança em Jesus Cristo. Permanecendo firme na fé, na vigilância, prontidão, vivendo intensamente e na santidade o momento presente, praticando o amor e a fraternidade, a comunidade cristã tem a sua segurança.

A literatura apocalíptica é comum nas Sagradas Escrituras e própria nas celebrações do fim do Ano Litúrgico. Apesar da estranheza de sua forte linguagem, descrição de sinais catastróficos, tem uma bela e significativa mensagem: ajuda a revelar, a tirar o véu, a clarear as coisas, a discernir e compreender os desígnios de Deus e qual o melhor caminho a seguir. Transmite coragem e atenção, confiança e esperança na presença do Senhor da história, que conduz o seu povo fiel para a vida e a salvação. 

Jesus glorioso virá no fim dos tempos para julgar os vivos e os mortos e inaugurar "novos céus e uma nova terra, nas quais habitará a justiça" (2 Pd 3,13). E então, "revelará a disposição secreta dos corações e retribuirá a cada um segundo suas obras e segundo tiver acolhido ou rejeitado sua graça" (CIgC, 682). "Todas as vezes que comemos deste pão e bebemos deste cálice, anunciamos, Senhor,  a vossa morte, enquanto esperamos a vossa vinda!", rezamos na liturgia. Quando Deus se revela, sua bondade, justiça e misericórdia, vão além das ameaças. Quem se manifesta não é um estranho, mas Alguém que conhece a existência humana e se solidarizou com ela. 

O profeta Malaquias proclamou o Dia do Senhor, que será "abrasador como a fornalha" (Ml 3,19), quando o mal será queimado como palha. O justo receberá a salvação: "Para vós, que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, trazendo a salvação em suas asas" (Ml 3,20a).
Quem é cristão, vive uma esperança ativa: "Trabalhando, comam na tranquilidade o seu próprio pão" (2 Ts 3,12).
Rezemos uns pelos outros, pois "a oração da Igreja e a oração pessoal alimentam em nós a esperança" (CIgC, 2657).


Dom Paulo Beloto
Bispo de Franca

#religiao #igreja #fe #esperanca #cristianismo #vinosite #portalvinosite #noticiasdefrancaeregiao

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Dom Paulo Roberto Beloto
Sobre o blog/coluna
Dom Paulo Roberto Beloto - Bispo da diocese de Franca
Ver notícias
Franca, SP
18°
Tempo nublado

Mín. 11° Máx. 23°

18° Sensação
1.66km/h Vento
79% Umidade
100% (10.66mm) Chance de chuva
06h45 Nascer do sol
05h38 Pôr do sol
Sex 21° 15°
Sáb 25° 14°
Dom 25° 15°
Seg 25° 13°
Ter 26° 14°
Atualizado às 10h01
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,18 -0,24%
Euro
R$ 5,90 +0,13%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 325,257,96 -2,48%
Ibovespa
172,660,94 pts 1.26%