
A cidade de Franca mais uma vez ganhou destaque nacional por meio do Programa ‘Moradia Primeiro’, desenvolvido pela Secretaria de Ação Social. O projeto foi tema de um Seminário Nacional realizado na última semana em Curitiba (PR), organizado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Núcleo de Prática, Ensino, Pesquisa e Extensão em Moradia Primeiro (NUPEMP).
O evento teve como objetivo reunir profissionais e pesquisadores dedicados à formulação e execução de políticas públicas voltadas à população em situação de rua. Durante o encontro, experiências e estratégias foram compartilhadas entre gestores e acadêmicos de diferentes partes do país.
Franca, considerada referência nacional nesse modelo de atendimento, foi representada pela coordenadora do Espaço Dignidade, Karina Marques da Silva, e pela coordenadora do projeto, Lindsay Lemos Gonçalves Ferreira. Elas apresentaram os resultados e as boas práticas do programa implantado na cidade.
O secretário de Ação Social, Óiter Cassiano Marques, destacou a importância da participação de Franca no evento.
“Além de apresentarmos o nosso programa, durante o seminário, foi elaborada uma agenda nacional de debates e estratégias para este público. Foi muito importante estar em um evento deste porte”, afirmou o secretário.
Criado em 2021, o ‘Moradia Primeiro’ tem como propósito oferecer residência temporária a pessoas maiores de 18 anos que vivem em situação de rua há mais de cinco anos. O programa garante acompanhamento multidisciplinar e condições adequadas de permanência, com foco na autonomia e reintegração social dos participantes.
Atualmente, cerca de 200 pessoas são acolhidas pelo programa em moradias localizadas em Franca, evidenciando o impacto positivo da iniciativa e consolidando o município como modelo para outras cidades brasileiras.
#vinosite #portalvinosite #noticiasdefrancaeregiao @alexandreferreiradialogo @prefeituradefranca
Mín. 19° Máx. 29°