A Páscoa deste ano trouxe mais do que chocolates para Franca – trouxe oportunidades. A Prefeitura, por meio do FUSSOL (Fundo Social de Solidariedade), em parceria com a Escola Municipal Profissionalizante, SEBRAE, SENAI e a empresa Chokdoce, realizou uma série de oficinas gratuitas em março e abril, capacitando mais de 450 pessoas na produção de ovos de chocolate, bombons, trufas recheadas e outras delícias da data.
Os cursos oferecidos pelo FUSSOL, em conjunto com SEBRAE e SENAI, tiveram carga horária de 28 horas – sendo 8 dedicadas a gestão e 20 à prática – e formaram cerca de 50 alunos. Entre eles, está Maísa Silva, que destacou a qualidade do treinamento. “O curso foi completo, e ganhei confiança para começar a fabricar e vender. Já comprei o material e estou vendendo. Está dando certo! Os cursos do FUSSOL são ótimos, tanto que na semana que vem começo outro”, comemorou.
Já a Escola Municipal Profissionalizante e a Chokdoce ofereceram 25 turmas, atendendo 400 pessoas, com uma média de 16 alunos por aula. O objetivo foi claro: capacitar de forma prática e acessível quem busca complementar a renda ou iniciar um pequeno negócio, aproveitando a alta demanda por produtos de Páscoa.
Mais do que ensinar técnicas de confeitaria, as oficinas abriram portas para o empreendedorismo, ajudando os participantes a desenvolver habilidades e encontrar novas formas de geração de renda. Com tantos alunos já colocando o aprendizado em prática, a iniciativa prova que, em Franca, a Páscoa também é tempo de transformação.
Mín. 16° Máx. 27°