Na última semana, alunos do 1º ao 5º ano da rede municipal de Franca participaram de um importante exercício de cidadania: a eleição dos grêmios estudantis. Na EMEB Professora Etelgina de Fátima Viveiros, localizada no Residencial Júlio D’Elia, aproximadamente 400 crianças escolheram seus representantes por meio de um sistema eletrônico inovador, que garantiu agilidade e transparência ao processo.
Adriana Oliveira, orientadora educacional da Secretaria de Educação, explicou que o grêmio é formado por uma chapa composta por presidente, vice-presidente, secretário-geral, tesoureiro-geral e diretores, cada um com funções específicas. “O Grêmio é o início da vida dessas crianças na democracia. Os eleitos têm a missão de levar as demandas dos alunos para a gestão escolar, buscando melhorias no ambiente de ensino”, destacou.
Entre as principais propostas apresentadas pelos estudantes estão a organização do recreio, a pintura de jogos no pátio e a promoção de comportamentos respeitosos e dedicados aos estudos. “Quando ouvimos as crianças, entendemos suas necessidades e podemos agir de forma mais significativa”, completou Adriana.
Ao todo, 28 escolas participaram da votação, somando quase 14 mil alunos envolvidos. A eleição tem validade de um ano, e os novos representantes já começam a trabalhar para colocar em prática as ideias apresentadas durante a campanha.
Mín. 16° Máx. 27°