A Vigilância Sanitária de Franca publicou, no último sábado, um edital no Diário Oficial do Município notificando 83 proprietários de terrenos para que realizem a limpeza das áreas em um prazo de 15 dias. Os locais estão distribuídos em bairros como Santo Agostinho, São José, City Petrópolis, Jardins Adelinha, Aeroporto 3, entre outros.
Caso os terrenos não sejam limpos pelos donos dentro do prazo estabelecido, multas serão aplicadas. Além disso, se a limpeza for realizada pela Secretaria de Meio Ambiente, os proprietários terão que arcar com o custo de 0,064 da Unidade Fiscal do Município de Franca (UFMF) por metro quadrado. Para um imóvel padrão de 200 metros quadrados, o valor pode ultrapassar 1,2 mil reais, somado à multa.
A medida está prevista no Código de Posturas do Município, que determina a obrigatoriedade de manter os imóveis limpos para evitar a proliferação de insetos, animais peçonhentos e, principalmente, o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. O edital completo pode ser acessado no link: https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/2729-15032025.pdf.
‘Arrastão da Dengue’
Paralelamente à notificação, a Prefeitura de Franca está realizando o ‘Arrastão da Dengue’, ação que ocorre aos sábados em diferentes regiões da cidade. No último fim de semana, os bairros Conceição Leite e Vila Santos Dumont foram atendidos, resultando na coleta de mais de 2,6 toneladas de materiais inservíveis. A iniciativa também inclui orientação e conscientização dos moradores sobre os riscos da dengue.
A ação já passou por bairros como Jardins do Éden/Palma, Aeroporto 3/Santa Bárbara, Vila São Sebastião, Leporace e Vila Santa Terezinha, além de um ‘Dia D’ na Feira Livre da Estação.
Mín. 16° Máx. 27°