O papa Francisco, internado no Hospital Gemelli, em Roma, desde o dia 14 de fevereiro devido a problemas respiratórios, enviou uma mensagem emocionante neste domingo (16), afirmando estar atravessando um "momento de provação". Em texto divulgado pelo Vaticano, o pontífice de 88 anos expressou gratidão pelas orações e cuidados recebidos, destacando a importância da fé e da esperança em tempos de fragilidade.
"Estou a atravessar um momento de provação e uno-me aos muitos irmãos e irmãs doentes: frágeis, neste momento, como eu. O nosso físico é fraco, mas, mesmo assim, nada nos pode impedir de amar, rezar, entregarmo-nos, estar presentes uns para os outros, na fé, dando sinais de esperança", escreveu Francisco.
O líder da Igreja Católica também reconheceu o trabalho dos profissionais de saúde, destacando a "luz" que brilha nos hospitais e centros de assistência. "Quanta atenção amorosa ilumina os quartos, os corredores, os ambulatórios, os lugares onde se prestam os serviços mais humildes", afirmou.
Francisco agradeceu especialmente às crianças que rezam por ele e que visitaram o hospital neste domingo. Cerca de 300 jovens, de escolas e associações, reuniram-se em frente ao Gemelli com balões, desenhos e cartas para o papa. "Obrigado, queridas crianças! O papa ama vocês e espera sempre encontrá-las", disse.
O Vaticano informou que o estado clínico do papa permanece estável, com melhora gradual, mas ele ainda precisa de tratamento hospitalar, incluindo fisioterapia motora e respiratória. A internação deve continuar por um período indeterminado.
Além de falar sobre sua saúde, Francisco expressou condolências às vítimas do incêndio em uma discoteca na Macedônia do Norte, enviando um telegrama de solidariedade às famílias dos falecidos e aos feridos.
O papa concluiu sua mensagem convidando os fiéis a se unirem a ele no "louvor ao Senhor", reforçando que, mesmo nos momentos de dor, Deus nunca abandona seus filhos.
Mín. 16° Máx. 27°