Artigos FÉ E MISSÃO
“Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo” (Mt 16,16)
Em reflexão para a solenidade dos Apóstolos, Dom Paulo Roberto Beloto destaca o testemunho de Pedro e Paulo e reforça a comunhão da Igreja com o Papa Leão XIV
27/06/2026 11h57 Atualizada há 2 horas
Por: Redação

Os santos, com certeza, agem em nosso favor, pois participam da santidade de Cristo. Mas, além da necessária intercessão, encontramos neles modelos de virtudes: são para nós exemplos e escolas de fé, esperança e caridade. 

Pedro e Paulo foram seduzidos e cativados pelo Senhor e pela sua mensagem. São pessoas de profunda fé, esperança e caridade, com uma convicção exemplar para viver o Evangelho e enfrentar os problemas, as vicissitudes e desafios, sem desanimar, confiando sempre na bondade de Deus, como luz que guiou as suas vidas. Tanto um como o outro nos ensinam que no caminho da fé, da esperança e da caridade, temos experiências consoladoras, que iluminam o coração, mas também de sacrifícios, provas e cruzes. A única força é Jesus ressuscitado. 

Aprendemos de Pedro e Paulo que a fé, a esperança e a caridade recebemos, celebramos, aprofundamos e vivemos na Igreja. 

A Igreja católica tem o seu alicerce nos apóstolos. Destes, Pedro foi o líder. Com o tempo, passou a ser chamado de Papa, pai. O Papa é o sucessor de Pedro na cátedra de Roma e na direção visível da Igreja. Age em conjunto com o colégio dos bispos. Exerce a função de serviço e unidade da Igreja. 

Nossas orações, solidariedade, fidelidade e comunhão ao magistério do Papa Leão XIV. 
"Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé" (2 Tm 4,7).

Dom Paulo Roberto Beloto.