O governador Tarcísio de Freitas inaugurou nesta quarta-feira (24) o complexo Cidade Saúde, em Santa Bárbara d’Oeste. O novo equipamento municipal recebeu cerca de R$ 25 milhões em investimentos para construção e aquisição de equipamentos e vai ampliar a oferta de exames e procedimentos especializados na região metropolitana de Campinas, beneficiando mais de 3 milhões de moradores de 19 municípios.
O Governo de SP está investindo mais de R$ 2 milhões para ampliação da assistência oferecida pelo Cidade Saúde. Os recursos são destinados à compra de equipamentos para realização de exames como densitometria óssea, tomografia de coerência óptica e aparelhos para a realização de procedimentos oftalmológicos, incluindo cirurgias de catarata.
Além dos recursos para a nova unidade, o Estado também anunciou o repasse de R$ 1 milhão para a Santa Casa de Misericórdia de Santa Bárbara d’Oeste para a implantação de dez novos leitos de UTI pediátricos na unidade. O recurso será utilizado para a finalização das obras dos leitos.
“A concepção da Cidade Saúde é muito acertada porque concentra, em um único espaço, os principais serviços de saúde do município. O cidadão faz o exame, recebe o diagnóstico, inicia o tratamento e tem acesso aos medicamentos no mesmo lugar, com todo o acompanhamento necessário. O Governo de São Paulo contribui para fortalecer essa estrutura com recursos para equipamentos, exames, cirurgias e a abertura de leitos de UTI pediátrica”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas.
“Essa entrega marca um novo capítulo para a saúde pública de Santa Bárbara d’Oeste e de toda a Região Metropolitana de Campinas, com uma estrutura moderna e que ampliará o acesso à saúde de toda essa população”, reforçou a coordenadora do Programa Saúde Digital Paulista, Cristina Balestrin.
Atualmente, o município realiza 8.600 procedimentos por mês e chegará a 13 mil procedimentos com a inauguração do Cidade Saúde, ampliando a capacidade de atendimento nas especialidades de cardiologia, oftalmologia, ortopedia e otorrinolaringologia, geriatria, endocrinologia, neurologia e neuropediatria.
O novo complexo se tornou a maior estrutura da rede municipal de saúde de Santa Bárbara d’Oeste, reunindo um centro de especialidades, a central de regulação municipal, a coordenação da Atenção Básica, a vigilância em saúde, a farmácia integrada, o centro de procedimentos ambulatoriais, serviços oftalmológicos, laboratório de análise de águas e um moderno espaço para estoque de vacinas em câmara fria.A nova estrutura contará ainda com um Ambulatório de Feridas voltado ao acompanhamento de pacientes com casos de maior complexidade.
O Cidade Saúde inaugura um novo modelo de atendimento especializado, com a implantação da Oferta de Cuidados Integrados. A proposta reorganiza o fluxo tradicional para que, após a consulta médica, o paciente não precise ingressar em filas separadas para cada exame ou procedimento. Nesse novo formato, as etapas são reunidas em uma linha de cuidado, com consulta especializada, exames necessários e retorno médico realizados dentro de um prazo definido.
O projeto começou a ser construído em 2022, ao lado do terminal leste, na região central do município, para facilitar o acesso e deslocamento da população ao serviço de saúde. O empreendimento possui quatro pavimentos e 3,6 mil metros quadrados de área construída.
Além dos moradores de Santa Bárbara d’Oeste, a nova estrutura fortalecerá a assistência à população de Americana, Artur Nogueira, Campinas, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Jaguariúna, Monte Mor, Morungaba, Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, Santo Antônio de Posse, Sumaré e Valinhos.
Projetado com foco em sustentabilidade e eficiência energética, o complexo conta com iluminação e ventilação naturais, lâmpadas de LED, sistema de climatização e painéis solares fotovoltaicos.