Geral São Paulo
Governo de SP anuncia pacote de ações para fortalecer o agro paulista durante a Feicorte 2026
Entrega de títulos de propriedade rural, regularização fundiária e ampliação do Projeto Cozinhalimento marcam a participação do Estado na maior fei...
23/06/2026 20h40
Por: Redação Fonte: Secom SP

O Governo de São Paulo anunciou nesta terça-feira (23) um pacote de ações voltadas ao fortalecimento do agronegócio paulista durante a abertura da 22ª edição da Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne (Feicorte), em Presidente Prudente. As iniciativas incluem regularização fundiária e segurança alimentar, reforçando o compromisso da gestão estadual com o desenvolvimento rural, a segurança jurídica no campo e a geração de oportunidades para produtores.

“A Feicorte já faz parte do nosso calendário e celebra um agro que nos orgulha: forte, tecnificado e diversificado. Um setor que representa quase 20% do PIB paulista e que tem na pecuária de corte um dos seus grandes destaques. É uma oportunidade de mostrar a evolução da nossa produção, com mais tecnologia e sustentabilidade. Temos muito orgulho do que estamos construindo no campo e da qualidade daquilo que produzimos”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas.

“O agronegócio precisa de estabilidade, e temos conseguido proporcionar isso com regras claras para o produtor. Estamos fortalecendo o Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (FEAP), que oferece crédito para financiar iniciativas como irrigação, mecanização e apoio a quem mais precisa, além de taxas que podem chegar a 20% abaixo das menores encontradas no mercado”, completou.

Entre as entregas realizadas durante o evento está a emissão de 20 títulos de regularização fundiária rural para médias e grandes propriedades. A ação, viabilizada pelo Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), garante segurança jurídica aos produtores, amplia o acesso ao crédito rural e estimula novos investimentos no campo.

Com as entregas promovidas desde 2023, o Estado ultrapassa a marca de 6,3 mil títulos rurais emitidos, beneficiando milhares de famílias e promovendo a regularização de mais de 276 mil hectares em todas as regiões paulistas.

A programação da Feicorte inclui ainda a formalização da regularização da área do Recinto de Exposições Jacob Tosello, em Presidente Prudente, por meio da assinatura da escritura de doação ao município. A medida garante segurança jurídica para a utilização do espaço, referência regional para a realização de eventos agropecuários, feiras, exposições e atividades de interesse público.

Foto: Reprodução/Secom SP

Outro destaque da agenda foi o descerramento das placas de três unidades do Projeto Cozinhalimento nos municípios de Presidente Prudente, Presidente Epitácio e Irapuru. Desenvolvido pelo Governo do Estado, o programa promove segurança alimentar, qualificação profissional e geração de renda por meio da implantação de cozinhas industriais destinadas ao processamento, aproveitamento integral e produção de alimentos.

As iniciativas reforçam o desenvolvimento rural, a segurança jurídica no campo e as oportunidades para os produtores. Foto: Governo do Estado de SP

Parcerias fortalecem agro sustentável

Além das entregas realizadas durante a cerimônia de abertura, o Governo de São Paulo anunciou a ampliação de ações voltadas ao desenvolvimento sustentável do Pontal do Paranapanema. Entre elas está a assinatura de convênio para entrega futura de 14 kits operacionais de combate a incêndios destinados a 13 municípios da região, com investimento superior a R$4,4 milhões. Os equipamentos incluem tratores, tanques-pipa, roçadeiras hidráulicas, carretas agrícolas e sopradores costais para apoio às ações de prevenção e combate a incêndios em áreas rurais.

Na área ambiental, foi anunciado aditivo ao contrato firmado entre o Itesp e a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) para recuperação de mais 450 hectares em assentamentos rurais de Teodoro Sampaio. A iniciativa amplia o programa estadual de restauração ecológica desenvolvido no Pontal do Paranapanema, voltado à recuperação de áreas de preservação e à adoção de práticas produtivas sustentáveis.

A abertura da feira também foi marcada pela assinatura de protocolo de intenções com a empresa Vista Alegre para implantação de projetos produtivos em assentamentos estaduais. A parceria prevê o cultivo de 150 hectares de batata-doce destinados à produção de etanol e biometano e o plantio de 80 hectares de eucalipto para geração de biomassa, beneficiando 45 lotes rurais.

Outro destaque foi a formalização de termo de cooperação entre o Itesp e a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) para fortalecimento das compras públicas da agricultura familiar por meio do Programa Paulista da Agricultura de Interesse Social (PPAIS). Também foi assinado contrato entre a SAP e a Cooperativa Vitória Viva, ampliando as oportunidades de comercialização para produtores da agricultura familiar.

Durante os quatro dias da Feicorte, os visitantes também poderão conhecer, no estande da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, programas, serviços, pesquisas e tecnologias desenvolvidos pelas coordenadorias e institutos vinculados à Pasta, com foco no aumento da produtividade, da sustentabilidade e da competitividade do agronegócio paulista.

Ouça os áudios:

Loading...

Governo do Estado de São Paulo · Discurso: Secretário Geraldo Melo Filho (Agricultra) | Abertura da FEICORTE 2026 e Anúncios para o Agro Paulista em Presidente Prudente

Loading...

Governo do Estado de São Paulo · Discurso: Governador Tarcísio de Freitas | Abertura da FEICORTE 2026 e Anúncios para o Agro Paulista em Presidente Prudente