Artigos Dom Paulo Beloto
“Feliz és tu se temes o Senhor!” (Sl 127,1)
Reflexão aborda o sentido da família no projeto de Deus e recorda práticas de fé vividas ao longo do Ano Jubilar
27/12/2025 08h00
Por: Redação

Celebramos a festa da Sagrada Família de Jesus, Maria e José. Contemplamos José e Maria acolhendo o Menino Jesus no aconchego de um lar, correspondendo na fé, na esperança e no amor à vontade de Deus sobre a família.

Os pais são colaboradores de Deus: honrar, obedecer, respeitar e amparar pai e mãe é abrir-se às suas bênçãos (cf. Eclo 3,3-7.14-17).

Somos amados por Deus, eleitos e queridos por ele. Como resposta ao seu amor, devemos praticar a misericórdia, a bondade, a humildade, a mansidão, a paciência e o perdão. Essas virtudes e sentimentos descritos pelo apóstolo Paulo reforçam e enfeitam a vida comunitária e familiar. O amor é o vínculo da perfeição, o centro de tudo, pois vem de Deus. O amor é a única realidade que faz nascer e manter viva uma família, ocupa o centro do matrimônio e da vida familiar (cf. Cl 3,12-21).

A família está no projeto de Deus, é um tesouro, a maior empresa que um homem e uma mulher constroem e possuem. É um bem para o próprio casal, pois está ordenada à realização dos esposos: é um bem para os filhos, lugar da geração da vida, da educação e da formação para os valores; é um bem para a Igreja, na medida em que os pais educam os seus filhos na fé e nos valores cristãos; um bem para a sociedade, capital humano e social primário do qual o mundo necessita, escola de humanização e civismo.

Encerramos o Ano Jubilar.
Rendemos graças a Deus pelas atividades que ajudaram a reanimar a nossa esperança e a fazer o exercício da misericórdia: as celebrações dos sacramentos da Eucaristia e da Penitência e Reconciliação, as peregrinações, as visitas, a oração pessoal e comunitária, as obras de misericórdia. 

Que a Sagrada Família, que também enfrentou os dilemas humanos, as dificuldades e vicissitudes da vida familiar, ilumine e abençoe as nossas famílias. 

"Ampara os teus pais na velhice" (cf. Eclo 3,14).

Dom Paulo Roberto Beloto
Bispo de Franca