Artigos Mensagem de Natal
“A esperança não decepciona” (Rm 5,5)
Texto assinado por Dom Paulo aborda sentidos do Natal à luz da tradição cristã e de passagens bíblicas
24/12/2025 08h07
Por: Redação

Celebramos a solenidade do Natal do Senhor, reanimando a esperança que não decepciona, porque na cidade de Davi, nasceu para nós um Salvador, que é o Cristo Senhor (cf. Lc 2,11).

As razões da encarnação do Verbo são as razões da nossa esperança, e provocam louváveis reações.

A alegria: "Eu vos anuncio uma grande alegria, que o será para todo o povo" (Lc 2,10).

O silêncio: "Maria, porém, guardava todos esses acontecimentos, meditando-os em seu coração" (Lc 2,19).

A superação do medo: "Não tenhais medo!" (Lc 2 10), pois Deus vem a nós para nos redimir, este é o motivo da nossa confiança. 
O Natal suscita em nós o louvor: "Glória a Deus no mais alto dos céus" (Lc 2,14). "Os pastores voltaram, louvando e glorificando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto" (Lc 2,20).

"Paz na terra aos homens por ele amados" (Lc 2,14). O nascimento de Jesus realiza a paz. "Cristo é a nossa paz" (Ef 2,14).

A contemplação da encarnação do Verbo nos ensina a olhar o mundo com amor, misericórdia e compaixão. O Natal nos educa a ter paciência conosco mesmo, com as pessoas e os acontecimentos da vida.

Natal é tempo de solidariedade: nossa missão é amar e servir. 

Nasceu uma criança especial, o menino Deus: se soubermos encontrar sempre o seu rosto nas diversas circunstâncias da vida, iremos caminhar com esperança; se soubermos reconhecer e acolher a sua presença, iremos cultivar: a alegria, o silêncio, a coragem, o louvor, a paz, a compaixão e a solidariedade. 

Um feliz e santo Natal. 

Dom Paulo Beloto
Bispo de Franca