Polícia Monitoramento
Franca ganha nova câmera de monitoramento para combater descarte irregular de lixo
Prefeitura intensifica fiscalização em pontos críticos da cidade e reforça a importância da denúncia e destinação correta de resíduos
11/04/2025 19h14
Por: Redação

A Prefeitura de Franca deu mais um passo no combate ao descarte irregular de materiais e lixo na cidade. Nesta sexta-feira, foi instalada e colocada em funcionamento uma nova câmera de monitoramento na rua Coronel Tamarindo, em frente ao Espaço Dignidade, na Vila Formosa. O objetivo é aumentar a segurança no local e coibir a prática, que é considerada crime ambiental.

O equipamento está integrado à Central de Monitoramento municipal, que realiza vigilância 24 horas por dia. A ação foi acompanhada por uma limpeza geral no local, realizada pelas secretarias de Ação Social e Meio Ambiente, que retiraram barracas e resíduos acumulados. Esse tipo de intervenção acontece semanalmente para manter a área livre de irregularidades.

Além dessa nova câmera, a Prefeitura já mantém um outro dispositivo na rua Piauí, no Jardim do Líbano, região conhecida como "ponto viciado" de descarte irregular. Desde a instalação do equipamento no local, há um mês, não foram registradas novas ocorrências, comprovando a eficácia da medida.

Denúncias e alternativas para descarte correto

A população pode contribuir denunciando casos de descarte irregular à Guarda Civil Municipal, pelos telefones (16) 3724-1033 ou 153. Além disso, a Secretaria de Meio Ambiente reforça que a cidade conta com quatro Ecopontos para recebimento de materiais inservíveis, funcionando de segunda a sábado, das 7h às 19h, e aos domingos, das 8h às 14h.

Confira os endereços dos Ecopontos:

Para quem precisa descartar materiais de maior volume, o Serviço de Coleta Agendada está disponível gratuitamente pelo telefone 0800-591-3013.

A Prefeitura reforça que o descarte irregular, além de prejudicar o meio ambiente, gera multas e penalidades. A população deve fazer sua parte, utilizando os serviços disponíveis e ajudando a manter a cidade limpa.